Estudo 01)
TITULO
O REINO DE DEUS
Primeiro gostaria de partir da concepção de REINO, que é o um Governo estabelecido pelas seguintes características; Soberano ou Gestor Maior, Súditos ou Subordinados, que são regidos por diretrizes sociais que definem o papel que cada participante ocupa, sendo assim desenvolvendo uma arquitetura Social fundamentada na Monarquia.
Partindo com essa concepção, gostaria de me reportar ao alicerce da verdade divina que é a Bíblia Sagrada;
Gênesis Cap. 1, v 26 á 28. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Deus havia estabelecido o Seu Reino, e fez com que o homem fosse participante do seu Reinado, sendo assim o homem pela permissão do Criador possuia o dominio sobre os demais seres.
Com o Descumprimento da LEI a Criatura sofreu pelo menos em dois aspectos.
1º Esse dominio foi perdido por causa da desobediência humana
2° Essa perca não so afetou o poder de conquista que o homem exercicia nas demais criaturas, como também afetou a visão que o homem havia recebido do seu Criador e Soberano.
1° Aspecto
Essa visão se caractezizava na ordem de prioridades que o Homem deveria primar em sua vida, pois como Nós lemos na referência acima em Gênesis
o Soberano ja tinha liberado essa Palavra de Benção; Frutificai e Multiplicai-vos, caro leitor o contexto no qual foi liberado essa Palavra não se limitava apenas na questão física ou procriação, mais também, e principalmente na questão Espiritual ou Concepção de Reino proposto pelo Senhor, pois Deus nunca se preocupou em quantidade e sempre em qualidade, ou seja, Deveriamos ter vivenciado essa LEI que em nós geraria a autoridade ou dominio Real,
2° Aspecto
A Criatura passou a inverter a ordem deixada por Deus, no qual o Thiago nos fala Sujeitai-vos a Deus, Resisti ao Diabo e Ele fugirá de Vós, por falta dessa sujeição a criatura passou a ser influenciada pelo caráter do Maligno e resultou na total exclusão do Homem ao Reino de Deus, e passou a Construir o seu proprio reinado;
Gênesis Cap 11, v 4. Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
E tudo que essa atitude gerou não preciso nem comentar!
Mais temos que nos concientizar que a nossa natureza ainda sofre os prejuizos dessa desobediencia, estamos sujeitos aos: Egoismos, Vaidades, Iras, desvios sexuais, ansiedades... Etc. dentre muitos outros sentimentos que nos aprisionam, pois como falei o poder de Conquista e Dominio foi Perdido.
E o pior, estamos impossibilitados de compreender o Processo que a Lei deixado pelo Senhor no Inicio, é quem nos trás Autoridade Real
Consequências Gerais da Desobediência
Ezequiel Cap 37, v 11. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados.
Observe a expressão Cortados ou Divididos que nos trás um ensinamento de Cristo, que todo Reino Dividido não subsistirá e toda casa dividida será assolada,não quero me deter nesse topico, pois infelizmente estamos vivendo de maneira simbolica no vale de ossos secos, mais no que trará a solução para resgatar essa autoridade e Dominio Real, vejam:
Ezequiel Cap 37, v 13 á 22. E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor. A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Tu, pois, ó filho do homem, toma um pau, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. Depois toma outro pau, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros; e ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem um só na tua mão. E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que queres dizer com estas coisas?
Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei a vara de José, que esteve na mão de Efraim, e as das tribos de Israel, suas companheiras, e lhes ajuntarei a vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão. E os paus, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles. Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todos os lados, e os introduzirei na sua terra; e deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações, nem de maneira alguma se dividirão para o futuro em dois reinos.
Proposta de Deus
Então Deus vem trabalhando para fazer o Homem entrar no seu Reino, e assim desfrutar dessa Unção que despedaça todo o jugo,
No principio a Lei era o processo de inclusão do homem natural ao Reino de Deus, mais veio a Plenitude dos Tempos e Jesus Cristo o Salvador veio representar essa Unção ou Processo de Inclusão que o Criador almejava desde a fundação dos Séculos, vaticinado pelo proprio Cristo em:
Lucas Cap 16, V 16. As Leis e os Profetas duraram ate João Batista, desde então está sendo anunciado o Reino de Deus, e e necessário um esforço para entar nele.
O Reino Divino voltará a ser ordenado, Jesus em seus mandamentos declarou que o primeiro mandamento seria Amar a Deus de todo entendimento, com toda a força, de todo coração, e o segundo seria amar ao proximo como a si mesmo.
apartir da Graça liberada por Cristo na Nova Aliança, o homem natural teve a aportunidade de obter o acesso a esse entendimento, e assim Construir ou Reconstruir sua vida.
Reforçando querido Leitor, o Acesso do Homem Espíritual ou Filho da Graça de Deus, acontece ainda que de maneira experimental nesse presente século pois foi o Substituto da Lei de Moisés que Proferiu;
João Cap 17, V 20 e 21. 20 Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, respondeu-lhes: O Reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.
Ou seja; essa inclusão do Homem natural no Reino de Deus acontece quando passamos através de Jesus Cristo viver essa ordem Divina, sendo assim nossa mediação ou mediador não mais é a LEI e sim JESUS CRISTO.
Para Finalizar
Gálatas Cap 2, V 20. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.Conclusão
O homem so entrará no Reino de Deus se o mesmo deixar Jesus Administrar sua vida, em todas as areas; Espiritual, Social, Financeira e Fraternal ou Familiar. E isso requer um esforço!
Lc cap 16, v 16Que o Espírito lhe abra o Entendimento.
Leandro Solheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por Comentar!